-
Arquitetos: ESQVTA
- Área: 93 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nelson Garrido
-
Fabricantes: Golden Parquet, MASURELL, Onlight, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço com cerca de 6,00m de pé direito está integrado num monótono complexo de lojas na zona oriental da cidade do Porto. Tirando partido do volume interior disponível, a proposta define-se como uma caixa de luz que repousa delicadamente dentro da caixa de betão pré-existente onde materiais suaves contrastam com as rudes texturas existentes, constituindo um elemento urbano discreto, mas com relevância no conjunto envolvente.
Inspirada num Japão autêntico e sem elementos folclóricos, a proposta aborda questões fundamentais do viver e trabalhar na cidade, como a otimização do espaço, sustentabilidade, ergonomia e poesia. Com uma área de implantação com cerca de 62,00m2, o programa distribui-se por 2 pisos com uma área total de 93,00m2. O volume absorve espaços de trabalho, casa de banho e receção que nos remetem para os pequenos e aconchegantes espaços japoneses através do uso de materiais e texturas naturais, aplicados de forma manual e tradicional. Num universo de cores neutras e de baixa saturação, o uso da cor sanguínea com acabamento alto brilho, remete para o Aka, cor com uma presença dominante na cultura tradicional japonesa.
A delicadeza da arquitetura japonesa é enfatizada pelo uso dos shoji em todos os espaços. Estes painéis, estruturados em madeira maciça que emolduram panos de linho natural, permitem a entrada da luz natural para o interior, mas de forma difusa, criando uma atmosfera macia que se altera conforme a luz natural do dia ou a iluminação artificial da noite. O elemento central do interior da caixa é a escada escultura. Delicada e etérea como uma folha de papel cuidadosamente desenrolada, mas simultaneamente dinâmica e unificadora. Enquanto a vida na cidade segue em ritmo acelerado, encapsulamos neste ambiente urbano conceitos como paz, tranquilidade e design.